quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Chefia Nacional em Lamego


Na sequência das decisões da última Conferência Nacional, a Chefia Nacional dos Escoteiros de Portugal escolheu a cidade de Lamego para promover uma reunião com todos os Dirigentes dos Grupos que serão abrangidos pela nova região a ser criada a norte e centro do país e que inclui os seguintes distritos: Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, e Viseu.
O facto de Lamego e o Grupo 49 terem sido os escolhidos, demonstra o apreço que a nossa Chefia Nacional tem pelo nosso grupo, dando mais um forte incentivo a esta chefia que tudo tem feito para que em Lamego e no Grupo 49 continue a haver Escotismo de Excelência.

Foram mais de meia centena os Dirigentes da AEP, representando 13 grupos, que se deslocaram até Lamego para esta importante reunião que demorou 6 longas horas, mas onde se debateram todos os temas de uma forma clara, tendo sempre a nossa Chefia Nacional prestado todos os esclarecimentos.

Não podíamos deixar de agradecer á nossa Câmara Municipal, que nos abriu o seu Salão Nobre, colaborou num magnífico lanche oferecido a todos os Escoteiros e deu parte das lembranças oferecidas aos participantes. Para terminar só falta agradecer à Farmácia Santos Monteiro pela oferta dos sacos e de porta-chaves.

sábado, 19 de setembro de 2009

ASTRONOMIA II


Depois do sucesso obtido na primeira noite de astronomia no dia 29 de Julho, o Grupo 49 dos Escoteiros de Portugal, com sede no Castelo de Lamego, promoveu, em parceria com o Clube das Ciências, da Escola EBS de Moimenta da Beira, mais uma excelente noite às dezenas de pessoas que se deslocaram ao heliporto do CTOE no dia 10 de Setembro de 2009.
Foi uma sessão de observação nocturna do Céu, à vista desarmada, com binóculos e com Telescópios.Ao longo da sessão foi feita uma breve apresentação e identificação de várias Constelações e das suas estrelas mais brilhantes.Através da localização da Estrela Polar abordaram-se os pontos cardeais e a latitude.Foram observados os principais astros visíveis durante a noite – planetas do Sistema Solar e objectos do Céu Profundo (nebulosas, enxames e galáxias).Houve ainda uma exploração de software de Astronomia com recurso a apresentação multimédia e projecção de vídeos alusivos ao AIA 2009.
Aproveitamos para agradecer todo o apoio do CTOE, sem o qual esta actividade não se poderia realizar.

domingo, 13 de setembro de 2009

FESTAS 2009


O grupo 49 dos Escoteiros de Portugal participou, a convite da Comissão de Festas, em diversos eventos realizados na Romaria de Portugal 2009.

Desde logo estivemos presentes na Abertura Oficial das Festas. De seguida marcarmos presença na Exposição de Artigos Escotistas, Procissão de Nª Srª do Terço, Marcha Luminosa, distribuição dos papelinhos, Batalha de Flores e culminamos com a nossa participação na grandiosa Procissão de Triunfo.

Estas são algumas fotos que nos foram cedidas pela KYMAGEM e pelo Jornal do Douro. Todos os Familiares e amigos do Nosso grupo, devem enviar fotos destas festas para aep49lamego@gmail.com , o Grupo 49 agradece.

No próximo Sábado vai decorrer em Lamego uma reunião com todos os Dirigentes dos Grupos que serão abrangidos pela nova região a ser criada a norte e centro do país e que inclui os seguintes distritos: Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, e Viseu. Esta reunião vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego, à qual agradecemos a cedência do espaço.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Exposição/Srª do Terço


Depois da participação na abertura oficial das Festas de Nª Srª dos Remédios, o grupo 49 já marcou presença em mais dois eventos.

Pelas 17h do dia 28 de Agosto inaugurou-se a IV Exposição de Objectos Escotistas, que este ano teve a presença do nosso grupo como expositor. Foi uma cerimónia simples que contou com a presença do Sr. Pres. da Câmara. O 49 esteve representado pela nossa Alcateia e 2 Chefes, num total de 17 elementos.

No dia 30, tiveram lugar as festividades de Nª Srª da Esperança, onde o nosso grupo participou na Procissão de Nª Srª do Terço. Participaram 16 Lobitos, 1 Escoteiro, 2 Exploradores e 2 Chefes. No final foram distribuidos os saquinhos com rebuçados, como já vem sendo tradição.

No próximo Domingo vamos combinar as horas para a Marcha Luminosa, distribuição dos papelinhos, Batalha de Flores e Procissão de Triunfo.

Saudações Escotistas!