quinta-feira, 26 de novembro de 2009

S. Martinho


As nossas Tribos decidiram fazer a sua actividade de S. Martinho nos dias 21 e 22 de Novembro no parque de campismo Dr. João de Almeida na Serra das Meadas.

Depois de terem "praxado" o chefe Nuno, teve de levar a carrinha com todo o material até ao parque e regressar a pé até à cidade, deu-se início a mais uma actividade de Orientação/Topografia. Com a saída marcada para as 8:ooh da sede do Grupo 49, Castelo de Lamego, com os elementos mais novos a levarem as cartas e a localizarem os pontos, chegou-se ao Parque. O último acampamento que se tinha aí realizado, foi o arranque do ano passado em que contamos com a colaboração da autarquia no arranjo de torneiras exteriores das bancas e tanques. Quando desta vez chegamos, não só não havia qualquer torneira como os autoclismos, tubos e mictórios tinham sido ROUBADOS.

Sem água potável, casas de banho, com lixo por todo o lado e muita chuva à mistura, não nos restou outra solução que não passasse pela limpeza de grande parte do parque, casas de banho e descermos à cidade para nos abastecermos de água. Mesmo com todos estes condicionalismos, os nossos jovens tiveram ainda tempo para efectuarem várias construções, entre elas uma mesa e um pórtico. Com um belo jantar, preparado ao pormenor pelos chefes Daniel e Filipe, terminou o Sábado, com os Escoteiros a pernoitarem na casa da recepção, que havia sido limpa durante a manhã.

No Domingo o programa também foi encortado já que haviam elementos muito cansados e o mau tempo de Sábado tinha apanhado alguns desprevenidos.

Como costumamos dizer: "Treino duro Combate fácil".

E por falar em "Combate", já recebemos o convite para as MARGARIDAS!

SAUDAÇÕES ESCOTISTAS!

domingo, 15 de novembro de 2009


No próximo fim de semana, dias 21 e 22 de Novembro, a Tribo de Escoteiros e Exploradores vão ter um acampamento na Serra das Meadas.
Nesta actividade vamos aproveitar para assar umas castanhas e festejar o S. Martinho, mas os objectivos são outros. Desde logo vão ser as patrulhas a cozinhar, depois vão colocar em prática os ensinamentos que receberam ao longo das últimas semanas de topografia/orientação, com um pouco de actividades radicais à mistura, e para terminar, vão praticar construções.
A nossa Alcateia, se o tempo o permitir, no Domingo de manhã, vai realizar uma caminhada até às Meadas e participar no Magusto com as Tribos. A "Famelga" que se queira associar ao magusto está autorizada, desde que leve as mão "ocupadas", é sempre bem-vinda.
Qualquer dúvida contactem aep49lamego@gmail.com
ESTAMOS A CONTAR COM TODOS NA CEIA DE NATAL
Saudações Escotistas!

domingo, 1 de novembro de 2009

Santa Eufémia 2009

Mais uma vez o nosso grupo realizou a caminhada à SANTA EUFÉMIA em Parada do Bispo.

Com a saída de Lamego às 04:00h, e passagem por Souto-Covo, Sande e Valdigem, num total de 12 Km em terreno com um grau de dificuldade bastante acentuado, os 15 participantes alcançaram o objectivo já bem perto das 7:00h. Depois da visita à Capela e de algumas orações foi tempo de retemperar as forças e "atacarmos" uns torresmos, febras e o caldinho verde.

Um agradecimento muito especial ao nosso companheiro e amigo Pedro Osório pela disponibilidade. Sempre que o grupo 49 precisa de um motorista ele está Sempre Pronto a ajudar.