quarta-feira, 22 de outubro de 2008

JOTA-JOTI 2008


“Do Castelo para o Mundo… “

"... a rádio será no futuro o hobby dos rapazes... é uma actividade enriquecedora cujo futuro é prometedor...espero que os Escoteiros a saibam aproveitar." Baden-Powell (BP), 1913

O JAMBOREE NO AR (JOTA) é uma actividade mundial que desde há muito vem criando fortes tradições no seio do movimento Escotista internacional, fazendo do ignorar de raças, credos, ideologias e fronteiras o seu mote principal.

O termo "Jamboree" surgiu pela primeira vez em 1917, 10 anos depois da criação do Escotismo por Baden-Powell, dando seguimento à vontade do Fundador de assinalar este aniversário com uma reunião de jovens de todo o mundo.

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia no campo das telecomunicações, e a revolução provocada pela Internet presente nas nossas casas, nas nossas escolas e até nas sedes dos Escoteiros, o Organizador Mundial do JOTA atento a esta realidade e à necessidade de proporcionar uma nova forma de comunicar acessível a todos, em 1998 desafiou os Escoteiros a comunicarem entre si via Internet, dando-lhe o nome de JOTI (Jamboree On The Internet), criando assim o 1º JOTI.
Lamego mais uma vez esteve presente neste “Acampamento Mundial” através do grupo 49 dos Escoteiros de Portugal, que se deslocou até à cidade de Guimarães, nos dias 18 e 19 deste mês, onde com o grupo 25 e 135 de Guimarães, grupo 4 do Porto e 1ª companhia das guias de Famalicão, fizeram centenas de contactos, onde os nossos jovens aproveitaram sempre para divulgar a nossa cidade bem como a nossa sede que já é conhecida além fronteiras. Os contactos internacionais mais importantes este ano foram com o Escoteiro Klaus de Bremen na Alemanha, Dick de Harlen na Holanda e Yvon de Montereal no Canadá e todos eles ficaram maravilhados quando lhe explicamos que a nossa sede era o Castelo de Lamego e daí o nosso slogan: Do Castelo para o Mundo…!

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi mesmo muito divertido!

rita disse...

ADORO-VOSSSSSSSSSSSSSSSSS
E JÁ AGORA TENHO ALGUMAS, POUCAXINHAS, KERE DIXER, N SAO AXIM TANTAX,´SAO BASTANTES, MAX N E UMA COIXA DO OUTRO MUNDO........

OK MOROOOOOOOOOO DE XAUDADES VOXAS

Águia Real disse...

De que estás à espera?

Nós estamos loucos pa t termos de volta!!!


Até Domingo!