segunda-feira, 1 de junho de 2009

Astronomia


A convite do Prof. Paulo Sanches, professor responsável pelo Clube das Ciências da Escola EBS de Moimenta da Beira, o nosso grupo participou na maior concentração Nacional de Telescópios, que brevemente irá tornar-se na maior a nivel Europeu.

Depois da nossa chegada ao monte de S. Torcato, visitamos a igreja e capela deste Santo, onde tiramos algumas fotos. Depois da visita a estes locais de culto fomos até ao local da concentração e de imediato começamos a perceber que estávamos no meio de pessoas que vivem a Astronomia de uma forma muito apaixanada e não se poupavam a esforços sempre que era preciso localizar determinada estrela, a Lua, Planeta ou Constelação e dar as explicações necessárias para que se percebesse o que estávamos a ver. Ficamos ainda impressionados com o facto de haver já telescópios que, depois de ligados a um computador, premitem visualizar em tempo real todo o universo e proceder a gravação de imagem video.

Foi uma experiência nova e muito enriquecedora, não dexando ninguém indiferente à Astronomia.

Sobre o tema "Astronomia" iremos ter novidades para breve!

5 comentários:

Amiga disse...

Pelo tamanho desses telescópios parece que foi uma coisa muito séria...

Seabra disse...

Esta actividade parece ter sido muito interessante. Visitaram locais de culto e ainda "viajaram" até às estrelas.
O grupo 49 realmente não pára.

Águia Real disse...

Os JOGOS TRADICIONAIS foram adiados, devido às condições climatéricas,para o PRÓXIMO SÁBADO, às 9 horas na ALAMEDA.
E NÓS VAMOS LÁ ESTAR EM FORÇA!!!

Águia Real disse...

A realização de um evento de ASTRONOMIA na nossa CIDADE, com o nosso grupo como anfitrião, está dependente da autorização do CTOE, para nos deixar utilizar o HELIPORTO(antigo paiol), durante as 3 horas que o evento deve durar.

Estamos certos que iremos conseguir obter autorização para este evento. Assim todos os elementos que não participaram na actividade em Moimenta, podem agora participar em LAMEGO, só que o numero de telescópios será MUITO MENOR, mas a diversão será ENOOOOOOORRRME!!!!

Águia Real disse...

Todos os elementos que já tenham feito a sua inscrição no OTL, devem enviar um Email para
aep49lamego@gmail.com
com o vosso nome completo e o número de Bilhete de Identidade.