domingo, 28 de junho de 2009

Cascata de S. João

A fonte de S. João está, à mais de duas décadas, entregue aos Escoteiros de Portugal. Somos nós que limpamos, regamos, guardamos e fazemos a sua manutenção. Esta tarefa teve sempre como parceiros os nossos companheiros da Fraternal e o Município de Lamego.

Este ano, pela primeira vez, a decoração da "Cascata de S. João" esteve a cargo do Grupo 49. Sempre sob o olhar atento e interventivo do Nosso Companheiro e Fundador Chefe Humberto, os nossos jovens foram decorarando aquele belo espaço de uma forma nunca antes vista. Durante os dois dias que esteve montada, a nossa Cascata, foi admirada por centenas de pessoas, e agraciada com um troféu pela organização das Festas do Manjerico.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jogos Tradicionais

Como já aconteceu no ano passado, o nosso grupo participou com 8 equipas nos Jogos Tradicionais que se inserem nos Jogos Desportivos 2009, organizados pela empresa municipal LamegoConvida.

Foram momentos bem passados a brincar com coisas do tempo dos nossos avós. Foram as corridas de sacos, corridas de pés atados, Jogo das bilhas, jogo das ferraduras, andar com o "arco e a gancha", jogo das latas, entre outros.

Foi uma manhã de Sábado diferente, com os nossos Escoteiros, sem treinarem, a terem uma prestação muito positiva.

Durante este mês haverá ainda uma CAMINHADA. No inicio de Julho está agendado um acampamento para os Lobitos, nos dias 18 e 19 vamos participar no acampamento "Sombras do Marão" a convite do Gr. 116 da AEP de Loureiro e no dia 29 vamos ter uma noite de ASTRONOMIA no Heliporto do CTOE.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Astronomia


A convite do Prof. Paulo Sanches, professor responsável pelo Clube das Ciências da Escola EBS de Moimenta da Beira, o nosso grupo participou na maior concentração Nacional de Telescópios, que brevemente irá tornar-se na maior a nivel Europeu.

Depois da nossa chegada ao monte de S. Torcato, visitamos a igreja e capela deste Santo, onde tiramos algumas fotos. Depois da visita a estes locais de culto fomos até ao local da concentração e de imediato começamos a perceber que estávamos no meio de pessoas que vivem a Astronomia de uma forma muito apaixanada e não se poupavam a esforços sempre que era preciso localizar determinada estrela, a Lua, Planeta ou Constelação e dar as explicações necessárias para que se percebesse o que estávamos a ver. Ficamos ainda impressionados com o facto de haver já telescópios que, depois de ligados a um computador, premitem visualizar em tempo real todo o universo e proceder a gravação de imagem video.

Foi uma experiência nova e muito enriquecedora, não dexando ninguém indiferente à Astronomia.

Sobre o tema "Astronomia" iremos ter novidades para breve!