segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A Conquista!


950 anos da Conquista de Lamego aos Mouros
(1057 - 2007)

Segundo o historiador Almeida Fernandes “Lamego foi definitivamente tomada aos mouros pelo rei Fernando I de Leão, bisavô do nosso primeiro rei, em 29 de Novembro de 1057, na aurora de um sábado, em que se deu a entrada dos cristãos nas heróicas condições que se auscultam…vê-se que a fortaleza lamecense chegava quase à inexpugnabilidade…O rei leonês, posto o cerco, viu-se obrigado a empregar todos os recursos bélicos, incluídas máquinas para desmoronar parte dos muros a fim de obter êxitos, pois tudo indica que Lamego ultrapassava Viseu e Seia na fortaleza…”
Boletim da Casa Regional da Beira-Douro 1957
Este ano vamos ter o início das comemorações com o Hastear da Bandeira no Castelo de Lamego, que como sabemos, é a sede do Grupo 49 da Associação dos Escoteiros de Portugal.
No próximo fim-de-semana vamos viajar até à cidade berço, Guimarães, para participar-mos no "Reencontro". Este acampamento vai servir para retribuírmos a vinda do Gr. 25 a Lamego no mês de Março.
Vai a "comentários", coloca as tuas questões e vê como se vai desenrolar esta actividade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Na Quinta-Feira o dia vai começar com o hastear da Bandeira Nacional na nossa sede, o Castelo, às 9 horas. Todos os Escoteiros, actuais e antigos, que queiram marcar presença são SEMPRE ben-vindos a esta casa que também é vossa.

Águia Real disse...

No próximo fim de semana a TRIBO DE ESCOTEIROS do nosso grupo vai até Guimarães.
PROGRAMA:
Sábado Manhã
Partida às 8:45h
Chegada às 11:00h
Sábado Tarde
Jogo "Batalha de S. Mamede"
Sábado Noite
Fogo de Conselho
Domingo Manhã
Actividades
Almoço
Domingo Tarde
Surpresa
Regresso
A chegada está prevista para as 17 horas.

Águia Real disse...

Se não te recordas onde, quando e por quem esta batalha foi travada consulta este Link e tira as tuas dúvidas.
http://www.infopedia.pt/que_newsletter.jsp?id=21

Anónimo disse...

Convém não esquecer a marmita/prato, talheres, saco cama, roupa para o frio da noite, fato de treino, toalha+sabonete+pasta+escova, algum dinheiro.
O Uniforme Já o levamos vestido.